quinta-feira, 22 de setembro de 2016

TAG Universidade

Olá a todos e sejam bem-vindos aqui ao blog

Hoje trago-vos algo diferente, uma Tag. Com o inicio das aulas achei que faria todo o sentido responder a esta Tag. 

É de salientar que a Tag Universidade foi criada pela Adriana Paraíso do canal mymakeuphearts

Vamos então dar inicio à Tag.


1- Quando é que ingressaste na Universidade?

Eu ingressei na faculdade em 2014.


2- Em que Curso e Universidade estás/estiveste?

Estou no 3º ano de Licenciatura em Design de Joalharia. E estou na Escola Superior de Artes e Design- ESAD- em Matosinhos.


3- Sempre soubeste o que querias seguir, ou foi uma escolha de última hora?

Desde o meu 6º ano percebi que queria seguir o ramo das Artes e mais tarde tirar o curso de Arquitetura. Quando chegou altura de escolher a escola do secundário, optei por ir para a Escola Secundária Artística Soares dos Reis, e só no 11º ano e depois de ter contacto com o ramo da Joalharia é que percebi que era isso que queria fazer no meu futuro e daí ter concorrido à ESAD para tirar a licenciatura no ramo da Joalharia.


4 Porque é que escolhes-te o curso em que estás agora/estiveste, com que objectivos?

Escolhi o curso em que estou agora, como referi anteriormente, por já ter contacto com a área. Os objetivos são sem duvida criar uma marca, abrir uma loja e mais tarde quiçá um atelier.


5 - O que achas da tua Universidade? Pontos positivos e pontos negativos?

A minha faculdade é uma faculdade bastante pequena o que acaba por haver uma certa ligação entre os alunos. Relativamente a pontos negativos acho que falta um pouco de organização, organização a nível de cursos, essencialmente.


6- No geral, como tem sido/foi a tua experiência?

No geral a minha experiência tem sido bastante enriquecedora e ajudou-me a crescer a nível pessoal.


7- Em relação às praxes, foste praxada? O que achaste dessa experiência?

Sim, eu participei na praxe, fui praxada no meu 1º ano de faculdade. Na minha faculdade a praxe é bastante tranquila, muito à base de jogos e de interação entre os Doutores e Caloiros.
A minha passagem pela praxe ajudou-me a perceber que não é aquele mundo negro que as pessoas pintam. E atenção digo isto em relação à ESAD, porque nas outras faculdades não faço ideia como se procede a praxe. 
Passado o ano de caloira, não continuei na praxe porque a meu ver não tem lógica continuarmos a ser praxados quando o ano de caloiro já lá vai.
Hoje em dia como desisti da praxe, não me é permitido praxar nem ter afilhados. Mas mesmo assim continuo a participar na Imposição das insígnias e este ano como finalista,no cortejo. 
Para terminar, não digam que não gostam sem experimentarem, experimentem pelo menos um dia e tirem as vossas próprias conclusões. Se não gostarem ou não se indentificarem com o modo como vos praxam ninguém vos obriga a lá ficar. 


8- Qual a diferença entre a Escola Secundária e a Universidade para ti?
 
A maior diferença, sem duvida, é independência. Na Universidade os professores não estão preocupados se vais ou não à aula, se tiras ou não os apontamentos, se chegas atrasado/a, se vais para a aula dormir. Na universidade és tu quem decide as atitudes que queres tomar, és o "dono do teu nariz".



9- Achas a Universidade uma mais-valia para quem quer seguir e ter o emprego desejado?

Nos dias de hoje sabemos o quão dificil é arranjar emprego, e a escolaridade obrigatória cada vez é maior. Por isso sem duvida que ter uma licenciatura, um mestrado ou um doutoramento é sem duvida uma mais valia para conseguir atingir os seus objectivos profissionais. 
Também derivado à crise é cada vez mais difícil conseguir suportar a mensalidade de uma faculdade, mas invistam na vossa escolaridade o máximo que poderem, pois mais tarde vai ser uma mais valia, sem duvida.

10- Achas a experiência de estudar fora da tua cidade importante?

No meu caso isso não aconteceu porque tive a sorte de ter faculdade na minha área de residência. Mas sim, sem duvida que é uma experiência bastante importante pois faz-vos crescer enquanto pessoa, ganham maturidade, gerem vocês as vossas contas, conhecem novas pessoas, novos habitos.
O mesmo acontece com o ERASMUS, se tiverem oportunidade façam pois a experiência deve de ser ótima.

11- Como são os relacionamentos entre amigos na Universidade?

Os relacionamentos entre amigos na Universidade não mudam muito desde o secundário, realmente a mudança maior que eu sinto é a maturidade das pessoas.


12- A Universidade mudou-te como pessoa?

A faculdade mudou-me enquanto pessoa, ensinou-me a crescer essencialmente.


13- Que lema/lição levas desta etapa da tua vida?

A maior lição que levo desta etapa, e apesar de ainda me faltar um ano para concluir o curso, é sem duvida a persistência e nunca deixarem de acreditar em vocês mesmos e nos vossos sonhos.

14- O que aconselhas aos estudantes que vão entrar para a Universidade?

O que aconselho aos novos estudantes universitários é que aproveitem ao máximo a vossa faculdade mas sem nunca perderem  vosso foco e sem se iludirem que a vida universitária é só festa e bebedeiras, porque não é !

E pronto foi esta a Tag

Espero muito que tenham gostado

E nós vemos-nos num próximo post

Até lá

Sem comentários:

Enviar um comentário